NA CONSTITUIÇÃO, ESTÃO EXPRESSOS OS PRINCÍPIOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL; OS DIREITOS E AS GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS E DOS PODERES (LEGISLATIVOS, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO), ORDEM ECONÔMICA, FINANCEIRA E SOCIAL.
ENCONTRAM-SE TAMBÉM NA CONSTITUIÇÃO AS PRINCIPAIS DETERMINAÇÕES GERAIS SOBRE EDUCAÇÃO (CAPÍTULO III, SEÇÃO I, ARTIGOS 205 A 214).
A LDB COMPLEMENTA A CONSTITUIÇÃO, REITERANDO OS DISPOSITIVOS CONSTITUICIONAIS EM SEUS TÍTULOS INTRODUTÓRIOS (DA EDUCAÇÃO, DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DE EDUCAR ARTIGOS DE 1º - 5º), DEFININDO AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NACIONAL E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS.
É A PRIMEIRA VEZ EM QUE UMA LEI DE EDUCAÇÃO DEFINE ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
A LEI 9.394/96 ESTABELECE INCUMBÊNCIAS PARA A UNIÃO, OS ESTADOS, OS MUNICÍPIOS E TAMBÉM PARA AS ESCOLAS E OS DOCENTES.
ARTIGO 12. OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, RESPEITADAS AS NORMAS COMUNS E AS DO SEU SISTEMA DE ENSINO, TERÃO A INCUMBÊNCIA DE :
- ELABORAR E EXECUTAR SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA;
- ADMINISTRAR SEU PESSOAL E SEUS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS;
- ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DOS DIAS LETIVOS E HORAS - AULA ESTABELECIDA;
- VELAR PELO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TRABALHO DE CADA DOCENTE;
- PROVER MEIOS PARA A RECUPERAÇÃO DE ALUNOS DE MENOR RENDIMENTO;
- ARTICULA-SE COM AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, CRIANDO PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ESCOLA;
- INFORMAR OS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE A FREQÜENCIA E O RENDIMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO SOBRE A EXECUÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA;
4 comentários:
parabéns .............
ótimas postagens,se possivel põe algo sobre afetividade.sylityp
Olá Breno, interessante o tema, linguagem clara e precisa. Abraço do pólo de pós-graduação Facol - Limoeiro.
Postar um comentário