sexta-feira, 21 de novembro de 2008

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

A REFLEXÃO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NOS REMETE TANTO A CONSTITUIÇÃO COMO A LDB. OS FINS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÃO DEFINIDOS NESTAS DUAS LEIS.
NA CONSTITUIÇÃO, ESTÃO EXPRESSOS OS PRINCÍPIOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL; OS DIREITOS E AS GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS E DOS PODERES (LEGISLATIVOS, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO), ORDEM ECONÔMICA, FINANCEIRA E SOCIAL.
ENCONTRAM-SE TAMBÉM NA CONSTITUIÇÃO AS PRINCIPAIS DETERMINAÇÕES GERAIS SOBRE EDUCAÇÃO (CAPÍTULO III, SEÇÃO I, ARTIGOS 205 A 214).
A LDB COMPLEMENTA A CONSTITUIÇÃO, REITERANDO OS DISPOSITIVOS CONSTITUICIONAIS EM SEUS TÍTULOS INTRODUTÓRIOS (DA EDUCAÇÃO, DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DE EDUCAR ARTIGOS DE 1º - 5º), DEFININDO AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NACIONAL E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS.
É A PRIMEIRA VEZ EM QUE UMA LEI DE EDUCAÇÃO DEFINE ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
A LEI 9.394/96 ESTABELECE INCUMBÊNCIAS PARA A UNIÃO, OS ESTADOS, OS MUNICÍPIOS E TAMBÉM PARA AS ESCOLAS E OS DOCENTES.
ARTIGO 12. OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, RESPEITADAS AS NORMAS COMUNS E AS DO SEU SISTEMA DE ENSINO, TERÃO A INCUMBÊNCIA DE :
  1. ELABORAR E EXECUTAR SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA;
  2. ADMINISTRAR SEU PESSOAL E SEUS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS;
  3. ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DOS DIAS LETIVOS E HORAS - AULA ESTABELECIDA;
  4. VELAR PELO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TRABALHO DE CADA DOCENTE;
  5. PROVER MEIOS PARA A RECUPERAÇÃO DE ALUNOS DE MENOR RENDIMENTO;
  6. ARTICULA-SE COM AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, CRIANDO PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ESCOLA;
  7. INFORMAR OS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE A FREQÜENCIA E O RENDIMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO SOBRE A EXECUÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA;
UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA LDB É A FLEXIBILIDADE. COM ELA, AS ESCOLAS TÊM AUTONOMIA PARA PREVER FORMAS DE ORGANIZAÇÃO QUE PERMITAM ATENDER ÀS PECULIARIDADES REGIONAIS E LOCAIS, ÀS DIFERENTES CLIENTELAS E NECESSIDADES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM (ARTIGO 23). PODEM TAMBÉM TRABALHAR AS FORMAS DE PROGRESSÃO PARCIAL (ARTIGO 24 III), ACELERAÇÃO DE ESTUDOS E RECUPERAÇÃO (ARTIGO 24, INCISO V,B,D,E). ESSAS E OUTRAS MEDIDAS TÊM POR OBJETIVO PROMOVER UMA CULTURA DE SUCESSO ESCOLAR PARA TODAS AS CRIANÇAS.

4 comentários:

Claudia Iris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Iris disse...

parabéns .............
ótimas postagens,se possivel põe algo sobre afetividade.sylityp

Claudia Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Breno, interessante o tema, linguagem clara e precisa. Abraço do pólo de pós-graduação Facol - Limoeiro.